terça-feira, junho 28

De fazer água na boca

Sempre ouvi e utilizei esta expressão, mas acho que nunca até estar cá a tinha sentido fisicamente. Hoje estava a ver umas fotos que me mandaram, e numa estava um prato cheio de salgadinhos, ao lado de um prato cheio de pães com chouriço. Com um ar fresquíssimo e delicioso. A minha produção de saliva aumentou para aí uns 200%, e de repente, pela primeira vez senti a boca cheia de água por ver comida. Mas porquê? Especialmente, porquê os pães com chouriço, se eu seria concerteza muito mais susceptível aos salgados?? Porque sei que não posso come-los ou sequer tentar imitá-los? Não faço ideia, mas lá que a foto me fez água na boca fez.
Aqui a comida é uma das nossas conversas mais recorrentes....iiiiiiiiiiiiii, agora comia mesmo um pastelinho de nata, iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii agora comia uma empada de galinha, iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii agora o que ia mesmo era uma morcela assada (o Cazé repete esta frase mais ou menos cada dois dias!!), iiiiiiiiiiiiiiiiii e se agora fossemos ali beber uma bica, etc, etc, etc, mas este ano, e com a experiência e o passar do tempo, já conseguimos comprar algumas coisas verdadeiramente ao nosso gosto. Temos azeite excelente (grego), pão sofrível (mas o melhor que se arranja por aqui), algum bom queijo que não seja brie ou camembert, boa água com gás. Há pouco tempo até conseguimos descobrir um sítio que vende chocos frescos (que eram dos melhores que já comemos, diga-se de passagem), que aqui nunca aparecem, porque como têm tinta e são sujos...iarcccc, ninguém come. O café é a única encomenda que recebemos regularmente daí, não só porque é das poucas coisas que pode entrar, como também, porque é muiiiiiiiiito melhor!
Mas nem tudo é mau, o facto de às vezes termos vontades e desejos está-nos a tornar uns verdadeiros mestres da cozinha. Estamos fartos de experimentar fazer coisas que aí nem nos passaria pela cabeça...senão pasmem-se: Folhados de salsicha(bons), pastéis de nata (admitimos que os pastéis de nata não ficaram sequer parecidos com pastéis de nata, mais com papos de anjo, mas enfim!), pão-de-ló de alfeizerão (delicioso, igualzinho aos de compra!!), pães de leite (bons, mas bastante diferentes dos de compra, mas já temos uma nova receita para experimentar), e em breve empadas de galinha, já prometi a mim própria;))

3 comentários:

Anónimo disse...

Então e uns rissolinhos de camarão, umas coxas de galinha, uns pasteizinhos de bacalhau, um choco frrito de Setúbal, uma bola de Berlim com creme....
Até posso mandar as receitas...
Jocas
Bibi

Patrícia disse...

Rissolinhos também estão na lista, e os pastéizinhos de bacalhau já fizemos...ou achas que andamos a dormir??

Anónimo disse...

já k andam numa de culinária, tb posso mandar umas reitinhas tradicionais.... beijos!
Guida