sexta-feira, dezembro 23

Nova tradição de natal....

ou então não, ou então não!!!
Para nós o Natal na Tasmania vai ficar para sempre associado à baba de camelo. Não há Natal sem baba, embora o contrário já seja bem possível.
Eu explico. No primeiro Natal que aqui passamos fomos fazer a consoada a casa de uns brasileiros. Estavam lá quase todos os brasileiros que moram aqui em Hobart. Calhou-nos levar sobremesa. O que é que levamos, o que é que não levamos, e tal e coiso. Decidimos levar gelado (sim, aqui é verão, lembram-se??? vocês talvez se lembrem, mas a nós, a ver pela chuva lá fora e a temperatura actual poderia passar-nos completamente ao lado!), e baba de camelo.
O jantar correu alegre e calmo, trocamos prendas, tiramos fotos e finalmente fomos às sobremesas. Quando nos perguntaram o que era aquilo amarelo e espesso que estava na taça, nós respondemos muito naturalmente que era baba de camelo. As caras de repulsa foram–se multiplicando enquanto a palavra corria. Traduções para inglês para os que não falavam português resultaram em camel’s drool. Isto originou ainda mais caras de repulsa, lá está! Não sei se houve ou não algum vómito escondido, mas é bem possível. A nós parecia-nos que íamos levar a baba de camelo inteirinha para casa (ó que pena!!). Finalmente um corajoso tirou um bocado. Este acto não ajudou muito, porque a baba de camelo espessa e elástica a ser posta num prato renovou a repulsa. Depois claro está, um provou, começou a falar, provou outro e outro e outro e rapidamente lá foi a baba de camelo toda. A partir daí a baba de camelo tornou-se lendária e não há festa (de natal ou não!) em que não peçam baba de camelo. Já se tornou piada. A semana passada quando a Denise nos telefonou a convidar para a consoada, a primeira coisa que disse foi:
-Logicamente a gente só está convidado vocês por causa da baba de camelo. Vai trazer, não vai??

10 comentários:

Anónimo disse...

LOL! Chama-lhes parvos! Nham! ;o)

Mariana disse...

Lol! Mas sabes que no meu Natal também há sempre?? É que os mais jovenzinhos não são nada fãs das sobremesas tradicionais, então há que arranjar alternativas! :) Mousse de chocolate e baba de camelo estão sempre lá, que os meus primos não vão nessa dos filhozes e rabanadas!

Já agora... Tens a receita? É que eu não sei fazer...

Feliz Natal (muito babado!)!!!

Beijos *

.. disse...

Já agora como é que vc fazem a baba de camelo? quero fazer, mas todas as receitas parecem envolver panela de pressão, o que me mete medo,.

Anónimo disse...

Tens de usar a panela de pressão para cozer o leite condensado. Não sei se haverá outra forma!

Patrícia disse...

Eu não tenho panela de pressão, por isso cozo num tacho. Demora mais tempo (eu deixo cozer pelo menos 2 horas), mas também fica bem. Tens a receita?

Beijocas

Mariana disse...

Este ano não houve... *snif*

Por isso vou aproveitar a semana sem dieta - recomeçando a desgraça a 2 de Janeiro - e fazer cá em casa! :) Obrigada pela receita! ***

Anónimo disse...

Pois é nós também gostamos muito da tua baba...

Tânia disse...

Mais uma vez, fizeste-me rir!
Fiquei a imaginar o ar de nojo...

fantasma disse...

Vou ser a única... não acho grande piada a baba de camelo. Demasiado doce e enjoativo.... :os

Cenoura disse...

Bem, eu confesso que sou tão gulosa, tão gulosa que já cheguei a fazer a Baba sem cozer o leite! Então e não é que também fica bom?! Fica com um sabor menos doce e menos intenso. Marcha igualmente bem.
E quanto ao receio da Teresa... fear no more, eu também não o cozo na panela de pressão, cozo num banho-maria normal e apenas uma hora.
:)