quinta-feira, outubro 6

Comida quêê??!!?!?!?!?!

Os restaurantes aqui são caros. Com restaurantes, quero dizer , coisas como deve de ser, com direito a vinho, entradinha, sobremesa, serviço de mesa...enfim, uma refeição de restaurante como estamos habituados. Essas refeições, comparando custos de vida, são bastante mais caras do que em Portugal, porque não há barato e caro, só há caro e muito caro. Os restaurantes australianos têm, no entanto duas vantagens: servem sempre vinho a copo (bons vinhos, não só o da casa!), e na maioria deles podemos levar o nosso próprio vinho.
A opção barata, os take away, são geralmente asiáticos, indianos ou fish&chips, a maior parte da comida já está feita, embora nem todos os pratos, e come-se relativamente bem por pouco dinheiro. Mas são, como o próprio nome indica, take away, e quando têm mesas, temos sempre a impressão que estamos a comer na cantina.
Mas este post não é sobre restaurantes em si, mas sobre a comida australiana.
Os australianos passam a vida a dizer que a comida inglesa é uma bosta, que em Inglaterra se come mal, que a comida australiana é que é boa, e tal e coiso...Ora bem...comida australiana....vejamos...anh...assim de repente não me lembro de nada.

Este ano, comigo a trabalhar practicamente a tempo inteiro, decidimos que tínhamos de experimentar uns quantos restaurantes antes de nos irmos embora, e assim que me lembre já fomos a:
1 restaurantes indianos
3 restaurantes italianos
1 restaurante turco
1 restaurante thai
1 restaurante africano (a generalização não é minha, o restaurante anuncia-se como africano, mas depois de lá termos ido, achamos que se devia anunciar como norte africano)
1 restaurante espanhol
1 restaurante chinês
1 restaurante grego
e os próximos que queremos ir, 1 mexicano, 1 indiano, 1 italiano.
É verdade que já jantamos algumas vezes em pubs e que há outro restaurante na lista de espera que talvez seja de comida australiana (?), onde servem grelhados (aposto que cobertos de molhos....se bem conheço os australianos, mas depois vos contarei), mas mesmo que queiramos, não há muito onde experimentar a famosa comida australiana.Por isso, quando eles dizem que a comida australiana é boa e variada, eu penso: Variada sim.....mas australiana?????

9 comentários:

Mariana disse...

Realmente... Nunca ouvi falar assim de nenhuma especialidade australiana, fora os bifes de avestruz e canguru (que não provaria nem amarrada)... Não haverá por aí uma senora australiana, velhinha, com um livro de receitas interessante? *

Mariana disse...

Olha, dando um saltinho a um site que costumo frequentar (http://www.allrecipes.com) encontrei umas coisas que são (supostamente tipicamente australianas. Podem sempre ir à caça...
* Australian Lamingtons (bolinhos cobertos de chocolate e côco ralado)
* Australian Damper ("Damper Bread was a staple of the early Australian settlers' diet. Traditionally, the dough was cooked directly on the coals of an open fire. If you use this method, have a beer handy in case some of the ashes on the damper are still glowing when you eat it!")
* Anzac biscuits
* Aussie Lime Pie

Parece que só há doces... Os dampers aparecem várias vezes, assim como os Anzac, por isso devem ser mesmo típicos. De resto, os aussies são conhecidos pelos seus "barbies", comida no churrasco. E consta que a fazem bem (alguém via o programa daquele negro que cozinhava em BBQ, no People&Arts? Eu achava-lhe um piadão!) ***

Patrícia disse...

Os lamingtons são quadrados pequenos de pão de ló cobertos de chocolate e côco. Os anzacs são biscoitos secos. O damper nunca ouvi falar. As tartes de limão não são más, mas de lima nunca vi.
Os bbq são fixes, mas fazem bbq de salcinhas e hamburguers...muito de vez em quando umas costoletinhas de borrego (estas sim, boas). Mas no fim...vai de encher as carnes de molho bbq ou molho de tomate (aqui não se diz ketchup, que eles não gostam;)).

fantasma disse...

Os lamingtons devem ser bons!! :)
E as costoletinhas de borrego, adoro, mas sem molho, fáchavor :op

Mariana disse...

Pois, essa mania dos molhos também me ultrapassa! Não sabem pôr os molhos ao lado? Assim quem quiser afogar a comida está à vontade, mas quem não quiser também! E é tão simples... Eu até gosto de molho bbq, mas sem exageros... E estou com a Fantasma, os lamingtons parecem muuuuito bons! :9

MB disse...

A comida é tão boa que eles não querem partilhar com o resto do mundo. Reunem-se em sociedades secretas para as petiscadas e só entram nessas sociedades os escolhidos. Como é que se sabe quem é que são os escolhidos é que ainda não descobri!

Flor disse...

Há uma coisa que gostei dos restaurantes australianos: "e na maioria deles podemos levar o nosso próprio vinho." Ora o que nós pouparíamos nos restaurantes portugueses se pudessemos fazer o mesmo ;-)

Anónimo disse...

Morei meio ano com uma australiana em casa e não me lembro de ela alguma vez ter cozinhado, nem de falar em comida.
Aguentem-se, que depois vamos comer umas sapateiras na Arrábida...
Juizo, D

Tânia disse...

Andam na Volta ao Mundo Culinária???