domingo, setembro 4

Posições, animais, hamburgers e outras histórias...


Só mais uma chinesice....Já vos disse que gostei mesmo de ir à China??? Pois é, gostei muito.....mesmo sem ver pandas;)Também, verdade seja dita....não fomos ao Jardim Zoológico. Mas vimos camelos, ursos (se bem que estavam presos, coitados!) e o Cazé viu búfalos.
Mas este post não tem nada a ver com animais, tem a ver mais uma vez com os chineses. Esta é a posição preferida dos chineses (a da mãe, claro!!! Duh!). É impressionante as horas que eles passam nesta posição, e como todos (mas todos mesmo, velhos e novos!) assim que param na rua, mesmo que só para conversar 5 minutos, adoptam esta posição como posição de descanso! Agora experimentem....vá lá! Mas atenção que não são as nossas cócoras normais. Eles assentam todo o pé no chão, calcanhares incluídos, não ficam em bicos dos pés. Não é fácil pois não? ...especialmente após uns minutos...mas como o Cazé diz, não devem ter problemas de joelhos! E depois há a aparência física. Não vimos chineses gordos....e se alguns homens já bem entrados na idade desenvolvem uma barriguita (que em Portugal, será bem pouco desenvolvida!), as mulheres são quase sempre magras, além de que são finas, o que lhes dá um ar ainda mais magro. Suponho que haverá alguma disposição genética na coisa, mas sem dúvida, que o facto de terem uma dieta muito rica em vegetais, andarem muito(a pé ou de bicicleta), e se mexerem ajuda muito. Cedo pela manhã havia imensos grupos a practicar tai-chi na rua (não que eu tivesse visto, mas contaram-me;), e à noite, a rua estava cheia de gente, novamente a fazer tai-chi, a jogar badminton, a brincar, a dançar...e há imensos ginásios públicos...como parques infantis, mas em vez de escorregas, baloiços e afins, tem aparelhos de step, cross-trainer, alongamentos etc,etc. As pessoas (de todas as idades), vão para os parques conversar, enquanto usam os aparelhos. Bonito de ver.
Infelizmente nunca vi tantos McDonalds e KFC juntos como em Pequim. A expressão em cada esquina torna-se literal lá...e estão bem cheios. Espero que daqui a umas gerações não comecem a haver os problemas que já há agora no resto do mundo, e que a predisposição genética seja mais forte.

4 comentários:

Jugger27 disse...

Em tempos li, que no Japão que estavam agora a aparecer números agravados de casos com problemas intestinais, cardio-vasculares, etc; desde que grande parte da juventude deste país tinha a andado a substituir uma das melhores dietas alimentares do mundo, em favor do McDonals/KFC e outros "junk food" frenchisers.
Só espero que, com esta abertura da China aos "modus-vivendi" do mundo ocidental, não venham recriar o mesmo problema.

Mas pensando também: O que não faltam são chineses!!! :)

Cenoura disse...

Para iniciad@s a posição dá mais jeito mesmo de saltos altos!
;)

Anónimo disse...

Pois é Pat!!! Eu fiquei impressionadíssimo quando estive em Timor porque a coisa era igual. isto é mesmo um costume dos asiáticos e não é para todos...!

Fotos espectaculares as vossas! Estou com tantas saudades de vos ver que até dói!

beijos muita grandes
pedro

Tania Ho disse...

eu quando estive na China tb estranhei ver o pessoal todo nessa posição ;-)